O conhecimento sobre as ilhas se tornou tão significativo que pudemos partir para o registro dele de modo divertido, então combinamos de confeccionar o jogo super trunfo, onde estamos registrando nossas descobertas relacionadas às quantidades. As comparações dos numerais que representam tamanho, habitantes, idade da ilha, clima, espécies de animais, provocam a criança a pensar no número e sua representação, de forma lúdica, avançando na linguagem matemática e raciocínio.
E, como uma coisa leva a outra, o processo de desbravar as ilhas levou as crianças a construírem uma história com personagens cujo tema é o mar. O nome da história é A Ilha Encantada.
Ficou impressionante! A construção foi realizada com muita criatividade, coerência, respeito à característica do gênero, falas de personagens, narrativa que apresenta começo, meio e conclusão, deixando transparecer também os avanços das hipóteses de leitura e escrita.
Fizeram ilustrações revelando as habilidades de desenho que possuem.
Não satisfeitas e com pensamento bem fértil, outra ideia surgiu: fazer um filme da história com os mesmos personagens, que é outra linguagem interessante a ser compreendida e em consonância aos objetivos de conhecer o papel das tecnologias como meio de informação e comunicação na prática social, interagindo, assim, com as diferentes mídias.
Mostrei às crianças as diversas ferramentas e plataformas que poderíamos utilizar para construir o filme. Realizamos testes, distribuímos as falas e os personagens para cada um. Conversamos sobre as fases de roteirização, produção, gravação etc..
Assista o resultado que obtivemos!
Solicite o acesso com a Equipe Diko Pataka.
Nossas aventuras não se encerram aqui, teremos outras que certamente permitirão tornar mais visível o potencial da infância, o protagonismo de cada criança e as conquistas realizadas.
Prof. Thais Martinez Bera