Durante nossos estudos notei por parte da turma um grande interesse e muitas curiosidades com relação as medidas desses animais e, alguns relatos, também surgiram:
Elis: - Fe, qual é o grandão o tubarão baleia ou a baleia azul?
Gabriela: - Eu acho que é a baleia, a Fe disse que ela é maior não cabe aqui na sala!
Luís Felipe: - O tubarão baleia é primo da baleia? Por que ele chama tubarão baleia? Gabi eu acho que esse tubarão é gigante.
Leonardo:- O tubarão baleia também é muito, muito grande, tem que pega fita pra sabe o tamanho dele, Luís Felipe.
Gabriela: - Não é fita Leonardo, é de medir a métrica cheia de números.
Laura: - Fe a gente pode pegar a fita métrica pequeninha e aquela grandona? (fitas métricas de 1,5 e trenas de fibra de vidro de 30 e 50 metros).
A partir desta escuta realizamos a medição destes animais representados por barbante com a trena citada pelas crianças. Então, paralelamente ao projeto da Unesco, avançamos também nas pesquisas voltadas à linguagem matemática, mais especificamente as medições.
MEDINDO A BALEIA AZUL E O TUBARÃO BALEIA