“A Missão da UNESCO consiste em contribuir para a consolidação da paz, a erradicação da pobreza, o desenvolvimento sustentável e o diálogo intercultural através da educação, das ciências, da cultura, da comunicação e da informação. Educar para a Cidadania Global pressupõe: – alcançar a educação de qualidade para todos e a aprendizagem permanente ao longo de toda a vida; mobilizar o conhecimento científico e as políticas relativas à Ciência com vistas ao desenvolvimento sustentável; enfrentar e resolver os novos problemas éticos e sociais; construir sociedades do conhecimento inclusivas e integradoras com o apoio da informação e da comunicação.
O Ano Internacional do Entendimento Global tem a finalidade de proporcionar uma compreensão profunda da maneira com que os povos devem conviver para garantir a sustentabilidade.
Projetos do 1º semestre
MATERNAL I CURUMIM
Crianças tão pequenas como as das turmas de Maternal I apresentam pouca compreensão da vida em sociedade, devido à pouca vivência e ao centramento que lhes é peculiar. Saber como nos organizamos para vivermos juntos é uma das intenções educativas que temos na Educação Infantil. Assim, este estudo tem como objetivo aproximar os alunos de aspectos de nossa cultura, comparando-a com os costumes indígenas de grupos brasileiros que preservam sua identidade.
Tendo em vista que quando as crianças pesquisam outras culturas conhecem contextos diferentes e ampliam seu universo de representações, envolvemos as crianças de modo divertido e significativo em pesquisas relacionadas a esse tema, conhecendo brincadeiras, músicas, artesanato, alimentação, utensílios, tipos de moradia, festas típicas, papeis dos membros da família e dos membros da comunidade indígena, entre outros.
“Desbravamos” as matas do Brasil para sabermos um pouquinho sobre o ambiente que acolhe esses povos, quanto à vegetação e animais, valorizando os nativos brasileiros pela forma peculiar que vivem e como se relacionam com o meio, como seu respeito pela natureza e a utilização de plantas da floresta para curar os doentes.
Essas noções favoreceram, também, o desenvolvimento de outras áreas do conhecimento, como: linguagem oral, música e matemática, mas, acima de tudo, nos divertir muito!
MATERNAL II
FILHOS DO DESERTO E SAVANAS AFRICANAS
Atendendo aos objetivos do Ano Internacional do Entendimento Global e tendo em vista conteúdos de ensino por nós previstos, principalmente da área de Sociedade, envolvemos de modo bastante significativo e atraente as crianças no conhecimento de aspectos da cultura de alguns povos africanos. Por meio de pesquisas, imagens, discussões, realizamos comparações entre diferentes modos de organização humana, incluindo a nossa, conhecendo aspectos como a realidade física do ambiente onde vivemos e onde vivem aqueles povos, as diferentes oportunidades que recebemos do meio social e natural para o desenvolvimento, formas como os grupos sociais se relacionam entre si e com o meio.
Assim, conhecemos alguns costumes, como brincadeiras, alimentação, instrumentos, artesanato, papeis dos membros da comunidade, entre outros, valorizando a diversidade cultural.
O desenvolvimento do projeto levará em conta que é por meio das sensações do prazer, que as crianças aprendem, experimentam, descobrem e se desenvolvem. Desenvolvem as diferentes linguagens, em especial, a linguagem verbal, produzindo cultura a cada novo dia. Com base neste prazer em descobrir, nas falas e nas expressões corporais construímos nosso projeto de modo que foi de encontro dos interesses delas, aproveitando o assunto para entrelaçar as áreas dos conhecimentos, construindo conceitos diversos.
…se não instigarmos as crianças a pensar, tal fato poderá concretizar-se. Se as crianças não receberem a chance de se tornarem curiosas e de descobrir respostas para suas perguntas, elas não se verão como aprendizes de sucesso, ou não considerarão a escola um lugar em que podem aprender algo interessante ou relevante (HELM, 2005, p. 14).
JARDIM I
POVOS DA FLORESTA
Conhecendo um pouco da cultura indígena, sua diversidade e peculiaridades, aproximamos as crianças do conhecimento de uma realidade fascinante e encantadora, com pesquisas que nos fizeram viajar pelas florestas do Brasil.
Aprendemos sobre o modo de vida deste povo, a realidade física do ambiente onde vivem, as diferentes oportunidades que recebem do meio social e natural para o seu desenvolvimento, a cultura, alimentação, moradia e curiosidades em geral, favorecendo o conhecimento da maneira como este povo se relaciona entre si e a natureza, com ênfase na extração e a conservação do meio.
JARDIM II
SALVEM NOSSAS ÁRVORES
Tendo em vista as intenções do Ano Internacional do Entendimento Global, consideramos premente favorecer aos nossos alunos vivências que os levassem à aproximação da consciência ambiental. Considerando a faixa etária, optamos por estudar a importância das árvores para a manutenção da vida de todos os seres do planeta.
A contínua diminuição de nossas florestas devido a problemas, como desmatamento, poluição e desperdício foram consideradas, visando sensibilizar e conscientizar o aluno sobre a importância do reflorestamento e da preservação do meio ambiente, como forma de garantir um mundo melhor.
Também, conhecemos diferentes espécies de árvores, algumas de suas características e suas necessidades para a sobrevivência.
O projeto foi desenvolvido visando proporcionar aos alunos grande diversidade de experiências, envolvendo-os de modo que a participação de todos fosse ativa, para que, além das aprendizagens citadas, assumam gradativamente, de forma autônoma, atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação do meio.
Projetos do 2º semestre
MATERNAL II – RECICLAGEM
Com o intuito de darmos continuidade aos objetivos do Ano Internacional do Entendimento Global, neste semestre, optamos por aproximar nossos alunos de conhecimentos voltados à reciclagem: reduzir, reutilizar e reciclar.
Estimulamos a mudança da prática de algumas atitudes e a formação de hábitos com relação à utilização dos recursos naturais. Ações cotidianas e rotineiras foram possíveis a todas crianças, o que favoreceu a motivação e interesse pelo tema, iniciando o desenvolvimento da consciência ambiental.
O tema, além da aprendizagem de atitudes, visou a valorização do trabalho cooperativo, o conhecimento de mudanças e permanências de nossa história enquanto sociedade, assim como a identificação de alguns papeis e funções de nossa comunidade.
JARDIM I
S.O.S. VIDA MARINHA
Com objetivo do conhecimento referente a diferentes áreas do conhecimento, tendo como eixo principal questões voltadas à natureza: a biodiversidade, conhecemos muitos animais quanto à variedade de espécies, alimentação e habitat.
Abordamos as cadeias alimentares, migração e a necessidade do cuidado com a preservação ambiental. Desta forma, questões voltadas à conservação dos oceanos e ações que visam à sustentabilidade do meio ambiente e preservação das águas também foram enfaticamente abordadas.
Pesquisamos e exploramos o meio ambiente visando a aproximação de aprendizagens voltadas às relações que estabelecemos com ele, possibilitando o desenvolvimento da sensibilidade por se encantar com a beleza da natureza.
Escolhemos o tema S.O.S. VIDA MARINHA tendo em vista ser este um assunto, por si só, envolvente o que despertou maior interesse e curiosidade das crianças pelos estudos, garantindo um aprendizado significativo e lúdico.
JARDIM II
ALIMENTOS DO MUNDO
Considerando que a fome, provavelmente, será em breve o maior problema político e moral que nossas crianças deverão enfrentar junto aos líderes de nosso país no futuro, consideramos importante iniciarmos discussões na escola, tendo em vista a gradativa conscientização de fatos para que possam exercer seus direitos e deveres de cidadãos.
Conhecemos hábitos de alimentação de diferentes povos e como a cultura influencia na alimentação, dando uma “volta pelo mundo”. Pesquisamos e colhemos informações sobre a diversidade dos alimentos pelo mundo, principalmente relacionadas aos grãos, ampliando o conhecimento e sensibilizando o aluno para o uso adequado de recursos naturais do planeta, sendo uma das formas usufruir de uma alimentação equilibrada qualitativa e quantitativamente, sabendo ser este direito de todos.
O projeto também visou proporcionar aos alunos uma grande diversidade de experiências, com participação ativa, para que aprendessem conteúdos relacionados às áreas de natureza e sociedade.
MATERNAL I – 2º SEMESTRE
MEU MUNDO E EU
O conhecimento pelas crianças enquanto indivíduos únicos numa sociedade diversificada, dá-se de modo gradativo, na medida em que inicia o processo de descentração, ao conviver entre iguais e por meio das ações educativas, cabendo, estas últimas, a nós planejá-las.
A criança traz consigo características físicas e psicológicas que formam sua própria identidade. No decorrer de nossos estudos, consideramos as diferentes fases do desenvolvimento da criança e os momentos marcantes do nascimento até agora, como: a primeira palavra, o primeiro presente, o primeiro aniversário, entre outros.
Abordamos o convívio familiar, junto aos colegas da escola, favorecendo que estabelecessem relações entre as diferenças individuais, modos de vida de cada família, aspectos próprios quanto, por exemplo, as profissões dos pais, divisão de tarefas da casa, responsabilidades de cada membro, incluindo as da criança.
Muitos valores, normas e atitudes poderão ser observados, principalmente o respeito pelas diferenças, o que favoreceu os primeiros passos para a conscientização da vida como cidadão e para o autoconhecimento. O projeto visou também promover aos nossos alunos noções relacionadas à preservação do meio ambiente.
A população da Terra está crescendo descontroladamente, seu crescimento urbano é desordenado trazendo problemas ambientais a nível global, como a alta produção de lixo nas cidades, aumentando a exposição inadequada dos seres humanos e do meio ambiente a produtos tóxicos. Toneladas diárias de lixo são produzidas por nós e por isso consideramos necessário que nossas crianças conheçam o meio ambiente em que vivem e criem vínculos emocionalmente positivos para contribuírem para a sobrevivência da Terra. O projeto deu início à aprendizagem de conceitos como o destino do lixo produzido pela criança, com o propósito de gradativamente assumirem pequenas responsabilidades para a redução, reutilização e reciclagem de seu próprio lixo, de sua residência, escola ou ambientes de lazer.
Certamente a seriedade de aprender a ser um cidadão ativo e cooperativo não restringirá a alegria de brincar, criar e se movimentar! Vamos exercer a cidadania nos divertindo e apreciando tudo o que é bom e bonito!