Quem já não se divertiu com a fala de crianças pequenas? Relações que estabelecem entre sons e fatos, muitas vezes nos deixa admirados e intrigados!
Apesar de graciosa, a linguagem típica da infância requer estímulos para que se desenvolva. Cabe à escola promover situações comunicativas diversas para a ampliação das possibilidades de comunicação de ideias, pensamentos, sentimentos, desejos, conhecimento e intenções, e para a aquisição crescente de vocabulário.
Este processo dá-se de modo gradual, assim cabe-nos incentivá-lo e acompanha-lo de diferentes modos, como em uma roda de conversa, discussão de uma leitura, resoluções de conflitos, relatos de sentimentos, observações, conclusões, entre outras. Desta forma planejamos situações reais de interlocução, aproximando os alunos aos vários gêneros, que são formas estáveis que circulam socialmente e têm a função de organizar o que se diz, tendo sempre como perspectiva uma comunicação significativa, coerente com a realidade vivida e as práticas sociais.
Neste trimestre utilizamos um instrumento para conhecer um pouquinho as atitudes que cada criança de 3 a 5 anos de idade apresenta em uma situação um pouco mais formal de uso da fala: a entrevista. Os resultados foram surpreendentes para nós e para as famílias, pois é nítida a evolução da fala de cada um e quanto a representação que a criança faz da realidade é tão particular, tornando os resultados das entrevistas sui genires!