LUGAR DE CRIANÇA FELIZ

O ingresso da criança em nossa escola, mais do que nos preencher de novas esperanças e boas energias, nos faz traçar planos.
Desejamos que todos tenham de forma otimista, crescimento e sucesso!
Os nossos votos são que de mãos dadas com todos, possamos usar as lembranças passadas para percorrer o caminho de forma segura, construindo juntos uma história que seja imprescindível para o futuro de cada um.

NOSSA HISTÓRIA

O principal desafio de nossa escola nestes 33 anos de existência é o de elevar de modo contínuo a qualidade educativa, o qual tem sido sistematicamente perseguido, por meio de esforço, determinação e superação. Este desafio implica propiciar maiores oportunidades de formação ao educador, capacitando-o para a transmissão de conhecimentos, valores e atitudes culturais, visando às nossas crianças a futura participação digna e equitativa na sociedade.

Este é apenas um dos aspectos, sendo outras demandas também fundamentais, pois são as que dão suporte ao processo ensino-aprendizagem.

Segurança e conforto em ambiente acolhedor e instalações adequadas precisam ser observados. Os ambientes foram adaptados para as necessidades de cada faixa etária, visando o conforto e espaços externos amplos.

Hoje, com duas unidades, sendo que nossa sede conta com uma área de 2.000 M2, que atende crianças de 2 anos a 5 anos, e a unidade Baby Diko, destinada ao atendimento de nossos bebês, crianças de 0 a 2 anos.

NOSSOS ALUNOS

A Diko Pataka é formada por muitos nomes, Isabela, Enzo, Alessia, Mateus, Flora, Davi, Luisa, Bruna, Pedro, Alice, Júlia, Gabriel e outros tantos que é possível encher várias folhas.
Alguns nomes rimam com outros, e, às vezes, amigos de todas as horas possuem o mesmo nome. Crianças com diferentes nomes, mesmo os que não combinam, ajudam uma à outra, o que acaba formando boas parcerias. Tem gente com nome muito diferente, mas com gostos parecidos; outros nem tanto, alguns gostam de banana, e outros de melancia, uns são altos, outros não, também há os que gostam de correr, e outros de ler. Além de tanta coisa interessante, todos têm sobrenome, que é o que garante que cada um possa ter seu próprio jeito, ser mesmo quem quer ser e todos terem direitos.

Isso tudo deixa nossa escola ser o que deseja: feliz em ter todos juntos compartilhando variedades. E esta é uma das maiores características da escola, que tem como maior objetivo fazer com que os alunos construam os fundamentos necessários para atuar de forma criativa e transformadora, com base na autonomia positiva e no respeito ao outro.

ESPAÇO

O espaço destinado aos bebês, é exclusivo para o atendimento de crianças de quatro meses a um ano e meio, foi projetado com a preocupação de torná-lo um ambiente calmo, aconchegante, estimulador e respeitando os hábitos individuais de higiene, sono e alimentação já estabelecidos pela família.

EQUIPE

A equipe da Diko Pataka é constituída por profissionais capacitados, norteados por uma prática pedagógica moderna e de qualidade. A diversidade das tarefas educativas é contemplada diariamente pelos docentes, partindo do conhecimento que a criança tem sobre o mundo.

PROGRAMA

O programa de ensino é realizado por meio do desenvolvimento de projetos pedagógicos que provocam o aluno a construir o conhecimento, sendo inserido no trabalho com diferentes fontes de pesquisas, tornando o aprendizado dinâmico e eficiente. O currículo é elaborado tendo em vista a busca da formação integral, com aulas de inglês, teatro, informática e educação física.

FILOSOFIA EDUCACIONAL

A filosofia da escola está norteada pelos princípios humanistas, buscando propiciar à criança um clima de confiança, carinho e respeito, para que ela possa vivenciar, experimentar, descobrir suas potencialidades e ampliar cada vez mais seu horizonte de conhecimento.
O Projeto Pedagógico prevê em suas práticas de educação e cuidado, a integração entre os aspectos físicos, psicológicos, intelectual, linguístico e social, considerando os direitos da criança. O trabalho educativo pode assim, criar condições para as crianças conhecerem, descobrirem e resignificarem novos sentimentos, valores, ideias, costumes e papeis sociais.
Nosso ponto essencial é o planejamento de oportunidades em que as crianças dirijam suas próprias ações e os limites inerentes ao ambiente.

Missão - propiciar à criança o desenvolvimento integral, visando atender às necessidades afetivas, emocionais e cognitivas.

Brincar para crescer e para desenvolver as capacidades motoras, afetivas e sociais.

Pautada na concepção socioconstrutivista, por meio de um ambiente lúdico, rico em brincadeiras, nossos alunos aprendem a conviver, exploram as diferentes linguagens e se aproximam do conhecimento do mundo.

É essencial que as crianças adquiram confiança em si mesmas, que ousem e enfrentem os desafios de modo seguro.

Desta forma, o processo ensino-aprendizagem contempla o desenvolvimento da autonomia, com respeito às diferenças individuais.

PEA-UNESCO

A escola é associada ao PEA-UNESCO (Programa de Escolas Associadas a UNESCO, que é uma agencia especializada da ONU para Educação, Ciência e Cultura) Estar vinculada a esta rede internacional, que trabalha pela ideia da cultura da paz, nos vincula a diversas instituições por meio de projetos ligados a um tema central, que é o Ano Internacional proposto pela UNESCO, dirigidos à ampliação da consciência de cidadania. Participar desta comunidade nos impulsiona ao crescimento e inovação na prática educacional. Selo de Escola Solidária, congratulada por ter continuamente a preocupação de inovar seus projetos.

CURIOSIDADES

Origem do Nome:
Significados...
Diko Pataka Escola de Educação Infantil “ Lugar de Criança Feliz!”

O nome da escola foi criado com o objetivo de ser diferente, harmonioso, com sonoridade agradável às crianças, buscando a representação do ideal “lugar de criança feliz” e evitando nomes comuns.

Logotipos - desenvolvidos com objetos característicos de cada faixa etária.
Lápis de cor, bola, camiseta de criança e gravata de palhaço, sobre uma pauta de caderno, os objetos são dispostos entre as letras

TOP