Em dezembro de 2016, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou por unanimidade a resolução Década Internacional para a Ação – “Água para o Desenvolvimento Sustentável” (2018-2028) para concentrar maior atenção às questões ligadas à água, durante os próximos dez anos.
Enfatizando que a água é fundamental para o desenvolvimento sustentável e a erradicação da pobreza e da fome, os Estados-Membros da ONU expressaram profunda preocupação com a falta de acesso à água potável, ao saneamento e à higiene em geral. As catástrofes, em forma de acidentes naturais relacionados à água, a escassez e a poluição estão exacerbadas em virtude da urbanização desenfreada, da desertificação, da seca e das mudanças climáticas.
A nova Década terá seu foco no desenvolvimento sustentável e na gestão integrada dos recursos hídricos para a consecução dos objetivos sociais, econômicos e ambientais. A promoção e a implementação de programas e projetos, bem como o aprofundamento da cooperação e da parceria intentam alcançar as metas acordadas internacionalmente, inclusive as contidas na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
JARDIM I
MUNDO MARINHO
Nossos estudos terão como objetivo o conhecimento referente a diferentes áreas do conhecimento, tendo como eixo principal questões voltadas para a natureza, especificamente as águas.
Estabeleceremos relações dos animais com atitudes e comportamentos do homem com a natureza.
Conheceremos os animais marinhos quanto à variedade de espécies, características, alimentação e habitat.
Com este projeto pretendemos despertar o interesse e curiosidade, o que nos parece simples, tendo em vista a atração pelo assunto nesta faixa etária. Preocupadas com este fator e desejosas de envolver as crianças de modo significativo, escolhemos o tema Mundo Marinho.
Realizaremos belas viagens nas profundezas das águas, conhecendo desde as pequeninas vidas, animais exóticos, até os grandes predadores que ali habitam.
Faremos mergulhos inesquecíveis e convidamos a vocês, pais, que visitem conosco este maravilhoso e importante mundo.
JARDIM II
GALÁPAGOS
No planeta encontramos diversas ilhas, mas uma em especial contém um universo repleto de vida animal, nas mais variadas formas, esta ilha chama-se Galápagos, localizada no Equador. Escolhemos este projeto devido à possibilidade de exploração que o tema oferece no estudo do conhecimento da natureza.
O projeto Galápagos deverá proporcionar situações que favoreçam descobertas de diferentes espécies, incluindo animais exóticos que lá vivem.
Pretendemos que as crianças ampliem seu conhecimento a respeito deste assunto, entendendo como vivem as diferentes espécies, suas características; alimentação; como se dá a cadeia alimentar; habitat; migração, no caso do Golfinho Nariz-de-garrafa, e atitudes de cuidados com o meio. Assim, questões voltadas para a conservação dos oceanos e ilhas, ações que visam à sustentabilidade do meio ambiente e sua preservação, também deverão ser enfaticamente abordadas.
Vamos viajar por este universo animal e realizar diversas aventuras!
MATERNAL II
POLUIÇÃO, ISTO NÃO!
Com o intuito de darmos continuidade aos objetivos da Década Internacional para a Ação – “Água para o Desenvolvimento Sustentável”, neste semestre, optamos por aproximar nossos alunos de conhecimentos voltados aos cuidados dela e de outros elementos naturais.
Pretendemos estimular a mudança da prática de algumas atitudes e a formação de hábitos com relação à utilização dos recursos naturais. Ações cotidianas e rotineiras serão possíveis a todas crianças, o que certamente favorecerá a motivação e interesse pelo tema, desta forma, iniciando o desenvolvimento da consciência ambiental de modo lúdico.
O tema, além da aprendizagem de atitudes, visa a valorização do trabalho cooperativo e do consumo consciente.
MATERNAL I
UM POUQUINHO DE MIM
O conhecimento pelas crianças enquanto indivíduos únicos numa sociedade diversificada dá-se de modo gradativo, na medida em que inicia o processo de descentração, ao conviver entre iguais e por meio das ações educativas, cabendo, estas últimas, a nós planejá-las.
A criança traz consigo características físicas e psicológicas que formam sua própria identidade. No decorrer de nossos estudos, consideraremos as diferentes fases do desenvolvimento da criança e os momentos marcantes do nascimento até agora, como: a primeira palavra, o primeiro presente, o primeiro aniversário, entre outros.
Abordaremos o convívio familiar, junto aos colegas da escola, favorecendo que estabeleçam relações entre as diferenças individuais, modos de vida de cada família, aspectos próprios quanto, por exemplo, as profissões dos pais, divisão de tarefas da casa, responsabilidades de cada membro, incluindo as da criança.
Muitas normas, valores e atitudes poderão ser observados, principalmente o respeito pelas diferenças, tendo em vista que esse estudo certamente favorecerá os primeiros passos para a socialização e a cooperação da criança que acontece no momento em que ela chega à escola, tanto por meio da construção do conhecimento quanto das brincadeiras e jogos.
O projeto visa também promover aos nossos alunos noções relacionadas à importância da água e seu consumo consciente.
Certamente a seriedade de aprender a ser um cidadão ativo e cooperativo não restringirá a alegria de brincar, criar e se movimentar! Vamos exercer a cidadania nos divertindo e apreciando tudo o que é bom e bonito! Convidamos os pais a desfrutarem conosco das emoções que certamente surgirão.