“Com milhares de turistas internacionais viajando pelo mundo, todos os anos, o turismo converteu-se em uma poderosa força transformadora que exerce uma influência decisiva na vida de milhões de pessoas. As possibilidades do turismo fomentar o desenvolvimento sustentável são consideravelmente altas. Por ser um dos principais setores de geração de empregos no mundo, o turismo oferece importantes oportunidades de subsistência, contribuindo no combate à pobreza e impulsionando o desenvolvimento inclusivo.”
Ban Ki-moon
Secretário Geral da ONU
CONSIDERAÇÕES GERAIS
Cinquenta anos após a celebração do Ano Internacional do Turismo, sob o lema “Passaporte para a paz” (1967), e quinze anos após o Ano Internacional do Ecoturismo (2002), a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2017 como Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento.
A Assembleia Geral das Nações Unidas convidou a Organização Mundial do Turismo (OMT) “a implementar a realização do Ano Internacional, em colaboração com os governos, com as organizações competentes do sistema das Nações Unidas, com as organizações internacionais e regionais e outras partes interessadas”.
O Ano 2017 oferece uma oportunidade única para destacar o enorme potencial do turismo para converter nosso mundo em um lugar de prosperidade e bem estar para todos.
Por ser um dos setores socioeconômicos de maior envergadura e crescimento de nossa época, o turismo pode estimular o crescimento econômico, criar trabalho digno e oportunidades empresariais, assim como ajudar a milhões de pessoas a sair da pobreza e melhorar seus meios de subsistência.
Com políticas adequadas, o turismo pode contribuir para a igualdade de gênero, a conservação dos ecossistemas e da biodiversidade e a proteção do patrimônio natural e cultural, além de oferecer soluções a muitos outros desafios prementes que hoje assolam o nosso mundo.
Além disso, um turismo inclusivo e participativo pode estimular o diálogo, fomentar o entendimento mútuo e apoiar os esforços destinados a construir uma Cultura de Paz.
O Ano Internacional pretende sensibilizar as instituições superiores e o público em geral sobre a contribuição do turismo sustentável para o desenvolvimento, mobilizando a todos os agentes interessados a fazerem do turismo um catalisador de mudanças sociais positivas.
No contexto da nova Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Ano Internacional deverá levar a uma mudança nas políticas, nas práticas empresariais e no comportamento dos consumidores, com o objetivo de conseguir um setor turístico mais sustentável.
Nesta linha, o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, explorará e destacará o papel do turismo nos seguintes ÂMBITOS CHAVE:
- Crescimento econômico inclusivo e sustentável
- Inclusão social, emprego e redução da pobreza
- Uso eficiente dos recursos, proteção ambiental e luta contra a mudança climática
- Valores culturais, diversidade e patrimônio
- Compreensão mútua, paz e segurança
LINHAS DE ATUAÇÃO
Com a finalidade de promover e reforçar o papel do turismo nos cinco âmbitos mencionados, as atividades do Ano Internacional devem concentrar-se, entre outras coisas, em:
CAMPANHAS E SENSIBILIZAÇÃO
- Promover o turismo sustentável como instrumento de desenvolvimento, encorajar a sua plena integração nas agendas de desenvolvimento nacionais, regionais e mundiais, e salientar sua função como catalisador do desenvolvimento econômico e do desenvolvimento sustentável.
- Estimular um debate mundial sobre a contribuição do turismo à Agenda 2030 e aos ODS.
- Sensibilizar todos os agentes interessados (incluindo os turistas) a respeito da repercussão das viagens e do turismo na sociedade e no meio ambiente, e da forma em que as viagens responsáveis podem contribuir ao desenvolvimento sustentável.
CRIAÇÃO E DIFUSÃO DE CONHECIMENTO
- Melhorar a compreensão de como o turismo sustentável contribui para os cinco âmbitos mencionados tanto em países em vias de desenvolvimento como os de economias desenvolvidas.
- Promover ferramentas e mecanismos para o acompanhamento e avaliação dos efeitos positivos e negativos do turismo.
FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS
- Promover políticas baseadas em fatos comprovados e intercambiar boas práticas que impulsionem e maximizem a contribuição do turismo ao desenvolvimento sustentável.
- Encorajar enfoques integrados e holísticos a respeito do desenvolvimento de turismo mediante políticas nacionais transversais de turismo que contribuam para a agenda 2030 e para os ODS.
- Estimular a cooperação público-privada e promover a responsabilidade social corporativa como pilar do desenvolvimento turístico.
CAPACITAÇÃO E EDUCAÇÃO
- Apoiar a formulação e aplicação de políticas educativas que promovam a contribuição do turismo sustentável ao
- Melhorar a elaboração dos programas educativos em sintonia com a Agenda 2030 e os ODS.
- Emponderar as mulheres e os jovens aumentando seus conhecimentos e habilidades.
UMA CELEBRAÇÃO DE TODOS
A OMT convida os Governos, o sistema das Nações Unidas e outras organizações internacionais e regionais, incluindo instituições financeiras, setor privado, universidades, sociedade civil e agentes turísticos (incluindo os milhões de turistas que viajam a cada ano dentro de seus países e de um país a outro) a que participem na celebração do Ano Internacional.
A OMT e o Comitê Diretor constituído para o Ano Internacional, que conta com representantes dos Estados Membros, do setor privado, de universidades e da sociedade civil, servirão como ponto central para coordenar a preparação, execução e promoção de todas as atividades relacionadas durante o Ano Internacional.
Convoca-se os agentes interessados a que informem à OMT sobre suas iniciativas de maneira contínua para que se possa documentar e comunicar os resultados do Ano. Será criado um site do Ano Internacional no qual poderão registrar e fornecer informação de todas as atividades relacionadas, informação que será logo utilizada para o informe final que a OMT deve apresentar às Nações Unidas em 2018.
ÂMBITO EDUCACIONAL
O Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento elege um recorte fortemente educacional que é promover e assegurar uma clara compreensão dos princípios básicos do ecoturismo, estabelecendo as formas de assegurar a sua implementação.
Por Ecoturismo entende-se viagens a áreas naturais, visando à conservação do meio ambiente e a promoção do bem-estar das comunidades locais.
Os pressupostos e propósitos para a implementação e consolidação do conjunto de iniciativas indispensáveis para a prática do ecoturismo incluem:
- Minimizar os impactos negativos que possam danificar recursos naturais e culturais em destino.
- Transmitir e educar o visitante na importância da conservação ambiental.
- Salientar a importância do trabalho responsável em cooperação com autoridades e comunidades locais buscando satisfazer necessidades regionais, assim como promover benefícios para a conservação.
- Incrementar os recursos financeiros para a conservação e manejo de áreas naturais protegidas, assim como sua biodiversidade.
- Realizar estudos socioambientais, e assim reconhecer programas de monitoramento a longo prazo visando estimar e minimizar impactos negativos.
- Reconhecer e valorizar a importância do fortalecimento econômico de comunidades por meio da capacitação e treinamento de seus membros, da geração de benefícios e postos de trabalho com salários justos, do estímulo à compra de materiais e insumos no comércio regional, do apoio e fomento às relações comerciais de grupos de interesse e organizações não-governamentais, parceiros em negócios e concessões turísticas.
- Zelar para que o desenvolvimento turístico não exceda os limites sociais e ambientais aceitáveis e que a infraestrutura turística seja desenvolvida em harmonia com o ambiente, minimizando o uso de combustíveis fósseis, conservando a flora e fauna locais, em equilíbrio com os recursos culturais e naturais.
Maternal I- 1º Semestre
Nome do Projeto: Curiosidades do Rural e Urbano
No primeiro momento iremos para a sala de música mostrar diversos objetos. Montaremos um cenário com as diferenças entre rural e urbano, como: fogão a lenha, carroça, plantações, trajes de banho, protetor solar, chapéu, prédio, carros e animais.
Objetivos:
Com este projeto nosso objetivo é mostrar para as crianças diferenças entre campo e cidade, despertando curiosidades através de imagens, historias animais e vídeos.
Justificativa:
O intuito desde projeto é incentivar de forma lúdica interesses de nossos alunos a conhecer características sobre zona rural e urbana. Apesar de pequenos as crianças, é possível favorecer o conhecimento das diferenças entre campo e cidade por meio de paisagens, animais, cuidados com o corpo, costumes e meios de transporte.
O trabalho tem como intenção oferecer experiências diversas.
Maternal II 1º semestre
Nome do projeto: Conhecendo a zona rural e a zona urbana
Criar uma sala tematizada, apresentar de um lado da sala o campo e do outro a cidade.
Vamos reunir as crianças em roda na sala encantada, apresentaremos imagens da zona rural e seu modo de vida, sua moradia seus costumes, alimentos de origem atividades agropecuárias como o cultivo de vários alimentos, criação de animais, ecoturismo, brincadeiras, vestimentas, tipos de musicas, transporte, manifestações artística e toda sua preservação.
Apresentaremos um vídeo mostrando o que encontramos no campo e comparando com a cidade.
Durante a nossa conversa discutiremos sobre a diferença entre o campo e a cidade, como é a vida no campo. Instigaremos as crianças a pensarem sobre as diferenças do campo e da onde elas moram, valorizando a relação de troca entre os dois meios. Estimulando o respeito
Objetivo:
- Conhecer as diferenças e semelhanças da zona rural e zona urbana.
- Relacionar e aproximar as crianças da realidade onde vivem e dos lugares onde passeiam, enfatizando também as comunidades rurais.
- Conhecer hábitos e costumes.
- Conhecer os modos de ser, viver e trabalhar.
- Despertar e adquirir a consciência do respeito e preservação da identidade dos povos, lugares e do meio ambiente;
- Conhecer manifestações artísticas;
- Alimentos cultivados e os meios de trabalho;
- Meios de transportes utilizados;
- Conhecer alguns animais de cada região;
- Passeios e pontos turísticos;
Justificativa
Pretendemos através da realização deste projeto que as crianças possam conhecer e valorizar a vida no campo relacionando com a vida na cidade, trabalhando as diferenças existentes entre a zona rural e a urbana, saber a importância de cada uma delas para o meio que vivemos, assumindo posturas de respeito e compreensão da importância de preservar o meio em que vivemos.
Abordaremos as questões da importância do campo e da cidade valorizando a relação de troca entre esses dois meios.
JARDIM I- 1º semestre
Nome do Projeto : Viajando pelo Brasil
Exposição com fotos, objetos das regiões que serão trabalhadas e vídeo. Será utilizado um filme com imagens de diversos pontos do Brasil. Proporcionaremos uma viagem ao tema através de ambientes favoráveis como: Cachoeira(cataratas), areia(dunas), bonde e morro feito com papel pedra(pão de açúcar) árvores(Amazônia).
Conversa e apreciação do material no dia do lançamento
Justificativa
Com este projeto pretendemos envolver de modo bastante significativo e atraente as crianças, no conhecimento de aspectos importantes da área de sociedade e natureza.
Conhecendo algumas regiões brasileiras, seus valores culturais, diversidades, patrimônios, pontos turísticos, valorizando o turismo sempre dando importancia à sustentabilidade, sua contribuição para o crescimento econômico inclusivo e sustentável, aproximando as crianças de uma realidade fascinante e encantadora com pesquisas que nos farão viajar pelas regiões do nosso brasil.
Vamos conhecer a realidade física dos ambientes, as diferentes paisagens das regiões e pontos turísticos, sempre comparando o natural do urbano.
Convidamos todos a participarem dessa riquíssima viagem cultural, descobrindo as características do nosso país. Apertem os cintos!
JARDIM II – 1º semestre
Nome do projeto: Viajando pelas sete maravilhas do mundo moderno
Tendo em vista as intenções do Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, considerarmos premente favorecer aos nossos alunos vivências que levem à aproximação da consciência na preservação do patrimônio natural e cultural de forma sustentável, incentivando a sua conservação e buscando a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações envolvidas.
O projeto deve ser desenvolvido visando proporcionar aos alunos grande diversidade de experiências, envolvendo-os de modo que a participação de todos seja ativa, para que, além das aprendizagens citadas, possam assumir gradativamente, de forma autônoma, atitudes e valores voltados a proteção e conservação do meio.